20 de Janeiro-Dia do Fusca!

Written on 01:52 by Karina Massae Otani


Em homenagem ao dia do quase símbolo Nacional preparei um post dedicado a ele!!!







Resumo: O Fusca!


Foi o primeiro carro fabricado pela companhia alemã Volkswagen, um dos carros mais vendidos do mundo, mas como tudo que é bom dura pouco (quero dizer não foi tão pouco assim, afinal de contas sua produção começou no inicio da década de 30 até 2003, foram mais de 70 anos nas linha de montagem!).

Mas no Brasil ele chegou apenas no final da década de 50, 20 anos após o inicio da sua fabricação.




1950-No Brasil há apenas 50 unidades


E até hoje ele é um dos carro mas populares no mundo todo! Até meu pai tem um 68 hahaha, ele o ama mais do que qualquer outro carro! Não imaginem ele tinha o Fusca e uma Parati lindaaaa, eu morria por ela rsrs, mas infelizmente ele teve que vender um de seus carro e advinhem qual ele vendeu??? Lógico que foi a Parati snif snif...



 Lhes apresento o fusca do meu pai! Lindão neh!



Bom mas voltando ao assunto!

Em 1953, o primeiro fusca motor 1200 cm3, genuinamente brasileiro, era montado num galpão alugado em São Paulo. Quatro anos depois, a indústria automobilística alemã, Volkswagen, que fabrica o carro, montava a primeira fábrica no Brasil, num espaço de 10 mil metros quadrados.



  1953


Até 1957, mais de 2 mil fuscas novinhos em folha saíram da linha de montagem. No começo, o modelo era importado da Alemanha para ser montado aqui. Depois, passou a ser fabricado na filial brasileira da indústria alemã.



1957 mas não ta tão original né!


Nos anos 60, o Fusca já era líder no mercado brasileiro, com mais de 30 mil unidades vendidas em 1962.



1960


Em 4 de julho de 1967, a Wolkswagen atinge a marca de meio milhão de fuscas vendidos no Brasil.



 Propaganda do Fusca em 1967


As vendas continuam cada vez melhores no início da década de 70. Em 1973, mais de 220 mil fuscas - 40% das vendas totais de carros no país - foram vendidos. O modelo Fusca Sedan ("fuscão"), luxuoso e equipado com cinto de segurança, surge nessa época.



 Modelo 70


Um ano depois é lançado o Super-fuscão, com motor de 1.600 cilindradas. E em 1979, o desenho original sofre mais uma das 2.500 modificações, com a introdução de lanternas traseiras maiores que a anterior. Logo ganhariam o apelido de "Fafá", em referência à cantora Fafá de Belém.



 Famoso Fafá


A decáda de 80 marca o fim da carreira do Fusca no Brasil. Em 1986, a Wolkswagen anunciou que o modelo seria descontinuado por ser um carro que exigia uma produção manual e não permitia o desenvolvimento de modelos derivados - característica dos carros modernos.





Com a chegada do Gol, Saveiro, Parati e Voyage, observa-se uma queda brusca de vendas, o que determinaria de vez o fim da fabricação daquele que já foi o carro mais vendido do país.

Mas nos anos 90, exatamente em 1993, ele ressurge a pedido do então presidente da república, Itamar Franco, que pretendia oferecer uma alternativa popular de carro. Foram 8 meses de preparativos e ajustes e um investimento de US$ 30 milhões para recolocar o fusca no mercado brasileiro.





Agora pausa para a piada de ultima hora!

Sabem por que o Itamar tinha um fusca??? Por que ele nunca descobriu como dirigir "Brasilia"!!!! Entenderam?

hahahahahaha

Afffffff essa foi horrível e velha não...Abafa o caso e seguimos em frente!

As inovações foram muitas: vidros laminados, catalisador, barras estabilizadoras na traseira e na frente, pneus radiais, freio dianteiro a disco e cintos de segurança de três pontos. No entanto, em 1997, ele é retirado de linha novamente.





Um ano depois, é apresentado oficialmente no Salão do Automóvel de Detroit (EUA) numa versão dirigida aos norte-americanos. No Brasil, chegaria com o nome de "New Beetle" (novo besouro). Do antigo fusca, apenas as linhas arredondadas. A parte mecânica foi reformulada e o modelo também ganhou motor 2.0 de 116 cavalos e freios a disco nas 4 rodas.





Você Sabia?

*O fusca, diferentemente dos outros carros, tem a carroceria aparafusada e não soldada, o que facilita os reparos.

*Foi o holândes Bem Pon o responsável pela exportação dos primeiros fuscas ao mercado norte-americano.

*Logo depois, ele desistiu devido ao grande ceticismo demonstrado pelo público americano. *Anos mais tarde o fusca era uma coqueluche nos Estados Unidos. As vendas deslancharam a partir de 1955 e até 1965 2 milhões de unidades já haviam sido vendidas, além de uma lista de espera de 9 meses pelo carro.

*O fusca era muito ridicularizado no início de suas importações para os Estados Unidos e sofria várias brincadeiras freqüentes como a que consistia em abrir o capô e perguntar pelo motor. Depois, ir até a parte de trás e falar: "colocaram o motor na mala"

*O fusca é o carro mais vendido em todos os tempos, com mais de 21 milhões de carros vendidos.

*Já foram produzidos mais de 21 milhões de Fuscas no mundo desde 1938

*O Encontro Nacional do Fusca de 1995 está registrado na edição nacional do Guinness Book (o "Livro dos Recordes") com a marca de 2.728 carros reunidos no Autódromo de Interlagos, em São Paulo

*Bananinha é o apelido que foi dado ao componente eletromecânico que existia nas colunas dos Fuscas fabricados até 1959, em lugar da tradicional "luz de seta" das lanternas

*No Brasil, foram fabricados mais de 3,3 milhões de Fuscas entre 1959 e 1996



Fonte: IBGE

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